segunda-feira, 21 de junho de 2010

IDENTIDADE DOCENTE



Cada educador apresenta uma Identidade, que mostrada ante os alunos gera, em cada um, uma perspectiva diferenciada.
Essa posição assumida em sala de aula é a chave da comunicação e da interação entre aluno-professor. A relação de ensino-aprendizagem pauta-se, em partes, na visão da Identidade Docente assimilada pelos educandos e esta por sua vez, trata-se da forma como se apresentam as características de cada educador, as quais serão seu “rótulo”.
Portanto seu empenho, sua dedicação e seu prazer de ensinar são, ao contrario do que muitos idealizam, percebidos pelo aluno, não somente durante as aulas, mas em todo o período que está inserido no ambiente escolar.
Esse fator depende apenas de cada educador, podendo ser agregado positivamente ou negativamente em sua carreira docente.
Sabe-se que a profissão do professor vem sofrendo uma desvalorização ao longo dos anos, e milhares de professores são vitimas de descaso e violência. Aqueles que persistem na carreira devem estar em tempo integral atuando como educadores, pois, você não ESTÁ educador, você É educador. Essa condição torna-o constantemente interligado a arte de educar, que esta presente em tempo integral e por toda sua existência, indissociável ao seu ser. 





Para ler mais: 
Blog: MUNDO INSANO
Autora: Daniela Figueredo

Texto: A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: Discutindo a Prática no Processo de Formação
Autora: Fernanda de Lourdes Freitas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário